terça-feira, 21 de junho de 2011

Reggae-Henrique Mello.



O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica na década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae.

O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados. Reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Cash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos.O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafári, que defende a idéia de que os afro descendentes..

Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave.

Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley (Filho do Bob Marley), Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.

Reggae no Brasil

Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Para lamas do Sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário